Se um Banco luta pela sustentabilidade ecológica há tanto tempo isso não pode ser mau para o negócio

Se um Banco luta pela sustentabilidade ecológica há tanto tempo isso não pode ser mau para o negócio
04 Jul 2017 / by neopark in Life

Enquanto que os Estados Unidos rasgavam o acordo de Paris, um pequeno arquipélago Finlandês -Åland – saltava para o mapa pelas razões inversas.

Durante mais de vinte anos o Banco Åland tem vindo a doar dinheiro e a apoiar projetos ligados à defesa do ambiente. Por forma a reforçar esta preocupação “verde” o Banco lançou uma plataforma aberta de sustentabilidade – o Baltic Sea Project- que trabalha no sentido de financiar boas ideias e criar compromissos base no que à proteção ambiental do mar Báltico diz respeito. E assim, de forma simples, começou a envolver clientes, parceiros e o público em geral nesta causa.

Um dos primeiros passos foi substituir os seus cartões de crédito de plástico convencional por cartões biodegradáveis e portanto mais amigos do ambiente. Se isto lhe parece extraordinário e “muito à frente” digo-lhe já que é só o começo de algo muito maior e verdadeiramente inovador.

Seguidamente esta entidade bancária passou a oferecer aos seus clientes a possibilidade de perceberem qual era a pegada de carbono das suas compras com esses cartões e como a poderiam compensar. A forma encontrada foi um índice desenvolvido pela Mastercard e pela consultora KPMG – o Åland Index. Assim, por cada transação feita com um cartão, este índice calcula qual o impacto ambiental da mesma. Em termos gerais este cálculo tem por base os dados recolhidos e tratados pelas entidades atrás mencionadas, tanto através do conhecimento inerente à sua atividade, como de informações retiradas dos mercados financeiros.

E é desta forma que, com a conta mensal do cartão de crédito, cada cliente recebe a sua pegada de carbono em gramas e o seu equivalente em euros. Juntamente fica a saber como poderá compensá-la doando o dinheiro respetivo para iniciativas ecológicas locais ou globais.

Ao longo do tempo este projeto vem alimentado dados estatísticos para que cada um perceba como é que está a ser o seu desempenho. E é aqui que se faz magia na mudança para comportamentos mais responsáveis.

Isto que acabou de ler é um exemplo real de como entidades, marcas e cidadãos podem trabalhar em conjunto no sentido de podermos viver num planeta mais sustentável.

O Baltic Sea Project / Åland Index foi criado pela agência sueca RBK Communication, ganhando o “Grand Prix” na categoria de Ciber no Festival de Cannes 2017.

Fique a saber qual é a pegada do seu consumo em balticseaproject.org.

Pedro Vargas

Tags:

Leave a comment